Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Crônicas que contam histórias de Campos do Jordão

 

Lenda do Peponi


Lenda do Peponi

 

A LENDA DO PEPONI

PEPONI pode ser considerado uma MASCOTE. Mascote, normalmente, é o nome que costumamos dar a uma pessoa, animal e até objeto, quase sempre animado, para representar e identificar visualmente uma empresa, evento, personagem de uma lenda, os clubes de futebol e outros esportes; enfim, a tudo aquilo que nós pretendemos que seja conhecido por meio do forte carisma público e popular.

A Mascote, via de regra, acaba se popularizando na identificação de alguma determinada coisa que pretendemos divulgar e fazer conhecida e popularizada. Até nossas forças armadas, em muitas oportunidades, utilizaram mascotes com a intenção de popularizar e valorizar diversas campanhas militares e de guerra.

O Peponi, portanto, é uma Mascote, habilmente idealizado e viabilizado pelo amigo Pasquale Domine, morador de Campos do Jordão, com o magnífico intuito de prestar, de forma singela, porém com muita força, de forma válida e digna de reconhecimento, ajuda aos nossos semelhantes menos favorecidos pela sorte.

Juntamente com Peponi, Pasquale idealizou um verdadeiro ritual que, sem sombra de dúvida, já se consagrou como mais uma lenda jordanense, a “Lenda do Peponi”.

Conta em sua narrativa explicativa da finalidade do Peponi que ele nasceu aqui em Campos do Jordão, nos altos da nossa Serra da Mantiqueira, e que, normalmente, aparecia em horas muito difíceis e críticas. Com sua grande e característica simpatia, estava sempre apto a ajudar o próximo. Embora sem nenhum requisito que demonstrasse ou simbolizasse a fartura, tinha posses bastante reduzidas, porém tinha mania de andar com os bolsos de suas vestes sempre cheios do pinhão de Campos do Jordão. Também sempre levava junto com ele alguns agasalhos para amenizar o frio de algum necessitado, nas épocas mais frias de nosso inverno.

A intenção do Criador foi estabelecer um vínculo de obrigatoriedade entre o Peponi e as pessoas que podem vir a se tornar divulgadoras do trabalho, originalmente desempenhado pelo próprio Criador, por meio do fortalecimento da união entre todos.

Assim procedendo, fica cristalizado o entendimento no sentido de que as pessoas que passarem a agir como o Peponi terão, sempre, MUITA SORTE E FARTURA PARA O RESTO DA VIDA.

Para que isso venha a acontecer conforme previsto e estabelecido, é necessário que, toda vez que vier adquirir a estatueta da mascote Peponi, imediatamente, na primeira oportunidade, deve ajudar um necessitado. Todas as vezes que esse procedimento se repetir, haverá renovação de energias. Esse compromisso é recíproco, obrigando também a contribuir e a ajudar um necessitado aquele de quem você vier a adquirir a estatueta da mascote Peponi.

A Lenda diz que o Peponi é hoje um lindo e saltitante ESQUILO que habita as “lindas matas verdejantes”, repleta de “pinheirais gigantes”, onde “correm rios murmurantes... sob um céu primaveril”, nesta “joia do alto da Serra”, “Campos do Jordão, obra suprema do Divino Mestre!” que a fez, “um Paraíso Terrestre!”

A lenda também estabelece que todo aquele que ama fervorosamente a natureza encontrará, com certeza, um esquilo em algum lugar de nossas matas jordanenses e acabará se lembrando de que ele, um dia, foi o benemérito Peponi.

Hoje PEPONI já faz parte da nossa história e cultura. Faz parte de nossas lendas maravilhosas.

Edmundo Ferreira da Rocha

OBSERVAÇÃO : Se quizer adquirir a estatueta do personagem PEPONI, entre em contato com seu criador e divulgador da idéia, Pasquale Domine, através do e.mail:

pasquale_domine@yahoo.com.br .

 

 

15/04/2010

 

www.camposdojordaocultura.com.br/ver-cronicas.asp?Id_poesia=11

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -