Lenda do Jordão ou o Tesouro do Brigadeiro

Essa lenda deveria chamar-se Lenda de Ignácio Caetano ou O Tesouro de Ignácio Caetano, pois o primeiro morador de Campos do Jordão, com a Fazenda Bom Sucesso, foi Ignácio Caetano Vieira de Carvalho. O brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, embora tivesse comprado a sua fazenda, jamais a conheceu.
Esta é a principal lenda jordanense, também chamada Lenda dos Três Pinheiros.
Muito sovina, Ignácio Caetano amealhou muita riqueza no Alto da Mantiqueira, com a exploração de sua fazenda.
Já velho, juntou todo o tesouro que amealhara, de ouro em pó e amoedado, colocou-o dentro de barricas presas ao lombo de burros e partiu com um escravo, para os lados do Bairro do Rancho Alegre.
No centro geométrico, entre três pinheiros, pediu ao escravo que cavasse a terra, abrindo uma cova, onde acomodou as barricas de ouro, deitando terra por cima.
Para a perpetuação do segredo, matou o escravo e retornou sozinho à fazenda.
Depois que o velho Ignácio morreu, houve, durante décadas, uma corrida de jordanenses para a localização dos três pinheiros, no centro dos quais se achava o tesouro sepultado.
Centenas de pessoas aqui e acolá, infrutiferamente, escavaram a terra, por muitos anos.
Nas noites de sexta-feira, no Alto da Boa Vista, antigamente chamada Lomba Larga, era costume aparecer o fantasma de Ignácio Caetano, vestido de negro, chapéu preto, montado num cavalo também negro, galopando por aquelas lombas e gritando de remorso: "Lomba Larga, Lomba Larga, Três Pinheiros, onde estão meus dinheiros?"
Assustava toda a redondeza.
Essa lenda, erroneamente atribuída ao brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, acha-se tão ligada à história de Campos do Jordão que na bandeira do Município e no seu Brasão figuram três pinheiros, referência histórica incontestável à lenda.
Decorre daí o acerto das palavras de Stith Thompson: Embora as lendas possam misturar-se com ficções, aparte essencial da narração difere do conto folclórico, que é francamente ficção.
As lendas dão a entender que relatam acontecimentos que se passaram em certo tempo e lugar, quer dizer, fatos históricos e não pura fabricação de imaginação e os elementos que localizam esses fatos são indispensáveis para a lenda.
Desacorçoaram os moradores jordanenses que, de enxada em punho, buscavam o tesouro de Ignácio Caetano Vieira de Carvalho.
Cavaram, cavaram a terra e nada encontraram.
Pudera! Onde no passado havia três pinheiros, alguns anos depois, o local transformou-se num imenso pinheiral.
Pedro Paulo Filho
06/08/2009
www.camposdojordaocultura.com.br/ver-cronicas.asp?Id_poesia=2
|