Lenda da Água Santa
Uma das mais tradicionais lendas que compõem o folclore de Campos do Jordão é a que envolve a fonte existente na Água Santa, atualmente explorada pelo Grupo Edson Queirós, fabricante da água mineral natural Minalba, extraída da Fonte Marisa.
Ei-la contada como se lê no verso de admiráveis mapas turísticos da Estância.
"Há quase 200 anos, seis homens deixaram as Minas Gerais com seus cavalos, em direção a São Paulo. Algumas horas após terem atravessado a fronteira, do alto de uma montanha avistaram um vale repleto de luz e beleza. No vale, havia fontes de água cristalina. Elas brotavam das pedras, emergindo no meio da mata virgem. Ao se aproximarem de uma das fontes, no desejo de saciar a sede, como que por encanto, a água borbulhou.
Pasmados, eles começaram a observar a fonte e o lugar, e notaram que cada vez que falavam, cantavam ou batiam palmas perto da fonte, a água respondia borbulhante. Entusiasmados com o ar e a beleza do lugar, resolveram interromper viagem e ficar naquelas terras para sempre, cultivando os mistérios da fonte miraculosa.
Mas, em meio aos viajantes havia um descrente. Talvez o mais jovem ou o mais valente, que na ânsia de provar que nada temia e desabusar os poderes da fonte ajaezou o seu melhor cavalo e se dispôs a realizar a façanha de entrar com cavalo e tudo dentro da fonte santa. No entanto, quando dela se aproximou foi atirado ao chão pelo cavalo, espantado com alguma estranha força.
Nesse momento aconteceu o milagre. A água ferveu, agitando-se tumultuosamente; ao mesmo tempo, surgia na ribanceira a imagem de uma santa.
E aquele rapaz tornou-se o mais crente e fiel dos viajantes, erguendo com suas próprias mãos uma capela no local. A notícia da fonte e sua santa correram Campos do Jordão. A região ficou conhecida como o Vale da Água Santa, mais tarde, a Fazenda da Água Santa.
Desde então, em determinado dia do ano, os habitantes das redondezas passaram a reunir-se no local, prestando o devido culto à santa que está na fonte".
E assim foi criada a lenda que vem atravessando os tempos, fazendo com que o milagre da fonte jamais seja esquecido ou posto em dúvida, já que a santa é bendita até hoje pelos milagres que se têm conseguido por seu intermédio.
Pedro Paulo Filho
06/08/2009
www.camposdojordaocultura.com.br/ver-cronicas.asp?Id_poesia=5
|